Nunes, Maria Eugenia SilvaSilva, Wellington Clayton2017-09-252017-09-252017SILVA, Wellington Clayton. Radiação ultravioleta: inserção de física moderna no ensino médio por meio de efeitos biológicos da radiação UV. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8784Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Dada a necessidade de melhor preparar nossos futuros professores, bem como, aqueles professores que já se encontram em atividade para ensinar tópicos de Física Moderna de maneira interdisciplinar, é proposta neste trabalho uma sequência didática na forma de um minicurso com objetivo principal de abordar o tópico Radiações Ultravioletas (Radiações UV) utilizando-se de um material didático potencialmente significativo. As Radiações UV serão vistas aqui desde o espectro eletromagnético, passando pela sua interação com a camada de ozônio até sua interação com a pele. A sequência didática utilizada estabelece, assim, uma relação de interdisciplinaridade dos conteúdos das áreas de Física, Química e Biologia. Como referencial teórico têm-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira, nas quais se afirmam que novos conceitos poderão ser aprendidos com mais eficácia se estiverem ancorados em conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Parte da sequência didática foi aplicada na forma de um minicurso no I Simpósio Internacional da UFOP: Propostas e desafios na educação contemporânea, ocorrido no período de 8 a 12 de maio de 2017 na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Compareceram 50 pessoas no minicurso, em sua grande maioria alunos dos períodos iniciais de licenciatura e bacharelado em Física. Contou-se, também, com participação de alunos das áreas de Biologia e Química, além de participantes já graduados. Os participantes responderam a um Questionário de Identificação com a finalidade de avaliar aspectos de sua formação e sua visão sobre o ensino de Física Moderna. Após a apresentação do seminário os participantes resolveram uma situação problema e elaboraram um mapa conceitual sobre os conceitos abordados. Aproximadamente 30% dos participantes resolveram corretamente a situação problema e os conceitos de radiação UVA, UVB e UVC aparecem na maioria dos mapas conceituais produzidos.pt-BRabertoAprendizagem ExperimentalFísica modernaRadiação ultravioletaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoRadiação ultravioleta : inserção de física moderna no ensino médio por meio de efeitos biológicos da radiação UV.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.