Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoTeixeira, Joseane Mendes2021-04-282021-04-282021TEIXEIRA, Joseane Mendes. Para além das fronteiras: trajetórias, vivências e perspectivas dos estudantes PEC-G na UFOP. 2021. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13223Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação investigou as vivências de estudantes matriculados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) pelo Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). O PEC-G é considerado o programa mais antigo de mobilidade internacional do Brasil que, por meio de acordos bilaterais com países do sul global, oferece a estudantes estrangeiros a possibilidade de realizar a graduação no país de forma gratuita. De forma específica, a pesquisa investigou as trajetórias escolares destes estudantes; analisou o processo de afiliação institucional; e, quais as suas expectativas após a conclusão do curso. Foi realizado o levantamento documental sobre o Programa e a pesquisa bibliográfica em diferentes artigos, livros e portais de teses e dissertações. Em seguida, foi aplicado um questionário online aos estudantes matriculados na instituição no ano de 2020, e, por fim, realizadas seis entrevistas individuais. Os resultados revelam que a mobilização escolar familiar, as disposições individuais, a relação com professores e ambiente escolar, bem como o capital social, favoreceram o percurso dos estudantes até a graduação no exterior. Quando tratamos das vivências dos estudantes no Brasil, foi possível perceber um desconhecimento com relação ao país antes da chegada, os estudantes relataram passar por dificuldades financeiras e por situações de discriminação racial. Observou-se também que as relações sociais que estabeleceram antes e após a chegada ao Brasil foram facilitadores no processo de adaptação. Por fim, a formação internacional foi vista pelos estudantes como uma forma de distinção e gera uma expectativa de alcançar melhores oportunidades profissionais no futuro.pt-BRabertoEnsino superiorEducação internacionalVida estudantilPara além das fronteiras : trajetórias, vivências e perspectivas dos estudantes PEC-G na UFOP.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/04/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.