Lobo, CarlosCardoso, LeandroLessa, Daniela AntunesMiranda, Giovanni Candido2022-09-272022-09-272020LOBO, C. et al. Acessibilidade ao sistema de transporte coletivo por ônibus: indicadores para os municípios da periferia metropolitana e os campos de Belo Horizonte, Brasil. Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía, v. 29, p. 190-206, jun. 2020. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/rcdg/v29n1/2256-5442-rcdg-29-01-190.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2022.2256-5442http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15507Atualmente, o ônibus apresenta-se como primordial modo de transporte das principais metrópoles brasileiras. Com o objetivo de avaliar a acessibilidade por ônibus na Região Metropolitana de Belo Horizonte, este trabalho apresenta indicadores de acessibilidade que utilizam o número de linhas, a frequência de viagens e o total de conexões aos municípios periféricos e aos campos de Belo Horizonte (unidades espaciais da pesquisa origem- destino). Os resultados revelam alta variação regional, com maiores níveis de acessibilidade para municípios de maior porte efetivamente conurbados com a capital, como Betim e Contagem. Em Belo Horizonte, prevalecem valores mais baixos, exceto para os campos do Central Business District (cbd) e para aqueles no eixo oeste (sentido área industrial). Ao demonstrarem a elevada desigualdade regional de acessibilidade, os indicadores expostos reforçam a necessidade de investimentos para obter mais eficiência e equidade do sistema.pt-BRabertoRegião Metropolitana de Belo HorizonteSistema de ônibus metropolitanoMetropolitan Area of Belo HorizonteMetropolitan bus systemAcessibilidade ao sistema de transporte coletivo por ônibus : indicadores para os municípios da periferia metropolitana e os campos de Belo Horizonte, Brasil.Accessibility to the mass transit bus system : indicators for the municipalities of the metropolitan periphery and zones of Belo Horizonte, Brazil.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.15446/rcdg.v29n1.76010.