Oliveira, Breynner Ricardo deOliveira, Ana Cristina Prado deCoelho, Jianne Ines Fialho2023-07-142023-07-142022OLIVEIRA, B. R. de; OLIVEIRA, A. C. P. de; COELHO, J. I. F. Avaliação da implementação do programa de educação remota em Minas Gerais em tempos de pandemia: o que dizem os usuários? Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 30, n. 86, 2022. Disponível em: <https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/7112>. Acesso em: 06 jul. 2023.1068-2341http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16968O artigo avalia a percepção dos usuários sobre a implementação do Programa de Educação Remota (Reanp) formulado pelo governo do estado de Minas Gerais. Para tanto, foram monitorados e analisados 388 comentários de professores, alunos e responsáveis relativos a 36 postagens na página oficial do Facebook da Secretaria de Estado de Educação, realizadas entre maio e outubro de 2020. Os dados revelam que a implementação do programa e sua complexidade podem contribuir para a intensificação da desigualdade regional e social, além de apontar para a exclusão de significativa parcela dos usuários. Evidenciam-se tensões em relação às tecnologias, recursos e artefatos, assimetrias de acesso que comprometem o trabalho docente e o desempenho discente. A manifestação dos usuários sobre a implementação do Reanp indica que a emergência da política conduziu a ações verticalizadas e improvisadas, aumento nos níveis de discricionariedade, indução de níveis distintos de comprometimento e motivação.pt-BRabertoEstudos não presenciaisPolíticas educacionaisCOVID- 19Avaliação da implementação do programa de educação remota em Minas Gerais em tempos de pandemia : o que dizem os usuários?Evaluation of the implementation of the remote education program in Minas Gerais during the pandemic : what do users say?Evaluación de la implementación del programa de educación remota en Minas Gerais en tiempos de pandemia : qué dicen los usuarios?Artigo publicado em periodicoLos/as lectores/as pueden copiar, mostrar, distribuir, y adaptar este articulo, siempre y cuando se de crédito y atribución al autor/es y a Archivos Analíticos de Políticas Educativas, los cambios se identifican y la misma licencia se aplica al trabajo derivada. Más detalles de la licencia de Creative Commons se encuentran en https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.14507/epaa.30.7112