Fernandes, Rosangela Aparecida Soares2015-05-142015-05-142013FERNANDES, R. A. S. Delimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular: uma análise via produtos. Revista de Economia, Curitiba, v. 39, p. 93, 2013. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/economia/article/view/28893>. Acesso em: 24 mar. 2015.2316-9397http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5326Nos últimos anos, o mercado de combustível tem passado por mudanças em razão da expansão das vendas dos combustíveis alternativos à gasolina comum, álcool hidratado e gás natural veicular. Diante desse cenário, o objetivo do trabalho foi delimitar o mercado relevante dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular (GNV) no mercado nacional, de janeiro de 2002 a dezembro de 2008. Para tal, utilizou-se dos testes de cointegração, decomposição da variância do erro de previsão e causalidade de Granger. Os resultados mostraram que os três combustíveis encontram-se no mesmo mercado relevante de produto. Portanto, qualquer alteração no preço de um deles, pode gerar substituição, de modo que tais mudanças podem ter apenas um caráter transitório.pt-BRGasolina CÁlcool hidratadoGás natural veicularHydrated alcoholNatural gas for vehiclesDelimitação do mercado relevante na revenda dos combustíveis, gasolina C, álcool hidratado e gás natural veicular : uma análise via produtos.Delimitation of the relevant market in the resale of fuel, gasoline C, hydrated alcohol and vehicular natural gas : an analysis via products.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista de Economia são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Revista de Economia <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/economia/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 24 jan. 2017.http://dx.doi.org/10.5380/re.v39i2.28893