Gomes, Thiago Henrique Fernandes LeãoCoração, Cláudio Rodrigues2024-08-162024-08-162023GOMES, T. H. F. L.; CORAÇÃO, C. R. Identidade em crise: a noção de mineiridade em O Padre e a Moça. Rebeca, São Paulo, v. 12, n. 1, jan./jun. 2023. Disponível em: <https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/864>. Acesso em: 01 ago. 2024.2316-9230https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18279O presente texto busca perceber a formação da identidade dos personagens do filme O Padre e a Moça, primeiro longa-metragem dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, ao tratar da questão da “mineiridade”. Com isso, pretende-se compreender como os conflitos identitários dos personagens estão relacionados com a própria crise de uma identidade hegemônica nacional, que também reflete na instituição da linguagem cinematográfica particular do cineasta. Por fim, percebe-se de que modo a poesia e o cinema são mobilizados por Joaquim Pedro de Andrade para apreender a modernidade e as próprias configurações do tempo.ptabertoIdentidadeTradiçãoReligiosidadeCriseIdentidade em crise : a noção de mineiridade em O Padre e a Moça.Identity in crisis : the notion of mineiridade in O Padre e a Moça.Artigo publicado em periodicoTexto sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n1.864