Bouyer, Gilbert Cardoso2016-08-102016-08-102012BOUYER, G. C. A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem. Produto & Produção, v. 13, p. 2012, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/20158>. Acesso em: 11 jul. 2016.1983-8026http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6798O termo desenvolvimento cognitivo é freqüentemente usado em pesquisas ergonômicas. Entretanto, os constrangimentos (“contraintes”) da aprendizagem raramente são mencionados. Usando o método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), demonstramos como os operadores aprendem a atividade de controle de processo contínuo, em um contexto de constrangimentos, e demonstramos que a complexidade e os constrangimentos do trabalho influenciam o tempo para o desenvolvimento cognitivo. Apresentamos também aspectos que classificam este tipo de aprendizagem como complexa. Um total de 18 operadores foram entrevistados e observados. Os principais constrangimentos no desenvolvimento dos operadores são: a organização do trabalho e a hierarquia das indústrias de processo contínuo (IPC’s). O tempo é processo em um contexto de tempo curto, com grandes exigências dos gerentes. A aprendizagem das situações reais é urgente, e os operadores têm que lidar com elas rapidamente.pt-BRabertoDesenvolvimento cognitivoErgonomiaErgonomicsControl of processA formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Produto & Produção são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Produto & Produção <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.https://doi.org/10.22456/1983-8026.20158