Barroso, Nathalia NascimentoKangussu, Imaculada Maria Guimarães2021-08-162021-08-162020BARROSO, N. M.; KANGUSSU, I. M. G. Angela Davis, as mulas do mundo e a música: por um novo paradigma. Revista Ideação, v. 1, n. 42, p. 187-196, jul./dez. 2020. Disponível em: <http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5203>. Acesso em: 24 maio 2021.2359-6384http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13490O presente artigo deseja apresentar possibilidades de mudanças de paradigma a partir da proposta da filósofa americana Angela Davis de considerar as mulheres negras como o mais elevado padrão de medida da humanidade. Ilustramos esta proposta contemporânea com a investigação realizada pela autora em Blues Legacies and Black Feminism. Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith e Billie Holiday (1998), onde fica claro como o blues, através da música, influenciou a práxis do universo feminino. Tendo como objetivo a ampla delineação da mulher que permeia as obras da autora, vamos mostrar como se constrói a afirmação do sujeito feminino negro ao longo da história, salientando como a interseccionalidade é imprescindível quando o tema é o feminismo. Em outras palavras, é necessária e fundamental a análise de aproximações e distanciamentos existentes entre as pautas levantadas pelas teorias do feminismo, trazendo à baila a importância de se pensar gênero, raça e classe como intricados e não separados entre si.pt-BRrestritoFeminismo negroGêneroRaçaBlack feminismRaceAngela Davis, as mulas do mundo e a música : por um novo paradigma.Artigo publicado em periodicohttp://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/5203http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i42.5203