Oliveira, Ricardo dos SantosAssis, Carlos Frederico Campos deAssis, Paulo Santos2016-08-082016-08-082016OLIVEIRA, R. dos S.; ASSIS, C. F. C. de; ASSIS, P. S. Estudo da injeção de misturas de casca de eucalipto com carvão mineral em alto-forno. Tecnologia em Metalurgia Materiais e Mineração, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 130-135, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.tecnologiammm.com.br/files/v13n2/tmm0965.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2016.2176-1523http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6763A siderurgia tem uma importante participação na geração de gases do efeito estufa devido ao alto consumo de carvão e coque no balanço energético. A injeção de carvão pulverizado no alto-forno pode ser uma alternativa para diminuir este efeito, utilizando biomassas que são fonte renovável e através da fotossíntese captura o gás CO2 da atmosfera, reduzindo a poluição causada pelos altos-fornos. A casca do eucalipto é rica em carbono e complementa a oferta desse elemento para o processo de redução do minério de ferro. Este trabalho teve como objetivo estudar a inserção de casca de eucalipto para a injeção nas ventaneiras de altos-fornos. Para simular a possibilidade de injetar materiais, uma modelagem física é usada, a qual foi desenvolvida para este fim. Outras técnicas são utilizadas para caracterizar os materiais, como classificação granulométrica, combustão, calorimetria, análise de gás, análise química imediata e elementar. Assim, em teoria, o que esta pesquisa mostra é que a casca de eucalipto pode ser injetada em altos-fornos no lugar do carvão pulverizado.pt-BRabertoInjeção de carvão pulverizadoBlast furnaceCarvão mineralBark of eucalyptusEstudo da injeção de misturas de casca de eucalipto com carvão mineral em alto-forno.Study of bark of eucalyptus mixtures with coal injection in blast furnace.Artigo publicado em periodicoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Tecnologia em Metalurgia Materiais e Mineração em 22/11/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.http://dx.doi.org/10.4322/2176-1523.0965