Martins, Amanda CristinaTinti, Douglas da Silva2023-08-152023-08-152022MARTINS, A. C.; TINTI, D. da S. Levantamento das produções acerca do uso da gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de matemática : um olhar para a formação de professores que ensinam matemática. Educação Matemática em Revista, v. 27, p. 84-105, 2022. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr/article/view/3203>. Acesso em: 06 jul. 2023.2317-904Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17155O presente artigo tem por objetivo apresentar um levantamento e análise das produções acerca do uso da Gamificação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e suas potencialidades em educação, mais especificamente aquelas que são voltadas para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, apresentamos uma discussão acerca das Metodologias Ativas e da Gamificação, bem como sua utilização no cenário educacional, destacando as principais características dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O levantamento foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) considerando as palavras-chave “Gamificação” AND “Matemática” e “Gamificação AND Matemática”, com o intuito de direcionar a busca por referências favoráveis ao estudo proposto. Foram identificados 44 estudos realizados no período de 2013 a 2021, dos quais analisamos as contribuições que as cinco pesquisas encontradas que tratam da Gamificação na perspectiva da formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática trazem. Foram analisados a filiação da produção, os objetivos, os referenciais teóricos, os sujeitos das pesquisas, as perspectivas metodológicas e os elementos de jogos utilizados. Após a leitura das pesquisas, agrupamos as principais informações em tabelas, o que nos possibilitou a criação de quadros que deram suporte à interpretação dos resultados. Em linhas conclusivas, o levantamento aqui apresentado permite uma série de discussões e reflexões, sendo uma delas a necessidade de mais estudos que foquem no uso da Gamificação na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.pt-BRabertoMetodologias ativasEducação matemáticaLevantamento das produções acerca do uso da gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de matemática : um olhar para a formação de professores que ensinam matemática.Survey of productions about the use of gamification in the teaching and learning processes of mathematics : one for the training of teachers who teach mathematics.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3203