Corrêa, Hércules TolêdoMelo, Sandra AugustaNeves, Flora de Melo2017-02-012017-02-012012CORRÊA, H. T.; MELO, S. A.; NEVES, F. de M. Tutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores. Educação & Tecnologia, v. 17, n. 1, p. 35-53, 2012. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428>. Acesso em: 01 fev. 2017.23177756http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7163Este trabalho tem como objetivo analisar as participações de 135 tutores em um fórum virtual de discussões sobre Linguagem e Comunicação em EaD durante o I Fórum Virtual de Tutores do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, realizado em fevereiro de 2010. O trabalho procurou identificar, por meio da análise das 200 postagens feitas, quais questões são consideradas relevantes para esses profissionais, no que tange: 1) ao papel das tecnologias como mediadoras de seu trabalho; 2) ao aspecto instrumental da linguagem e da comunicação; 3) à importância do domínio dos recursos de comunicação e linguagem para seu exercício profissional; e 4) às diferentes formas de interação linguística na EaD. Pela análise quantitativa por categorização das postagens no fórum, foi identificado que 26% das inserções comentam as habilidades e competências necessárias ao desempenho dos diferentes papéis na rede da EaD, seguidas de menções às diferentes formas de interação linguística na EaD (23%), de referências à relação entre linguagem e aprendizagem (17,5%) e de comentários sobre as evoluções estruturais e tecnológicas da EaD (13,5%). Foi ainda identificado que, em quase 30% das postagens, os tutores não estiveram atentos ou não acrescentaram informações aos tópicos discutidos no AVA (5% das postagens são fugas do tema e 24,5% delas foram consideradas participações sem contribuição significativa). Concluiu-se que houve concordância, por parte dos tutores, sobre os pontos escolhidos para discussão e abordados no AVA, não havendo predomínio de nenhum deles sobre os outros. Também foi feita uma breve análise qualitativa, em que alguns pontos importantes foram levantados.pt-BRabertoLinguagem e interaçãoLanguage and interactionTutoria em EaD, linguagem e comunicação : análise de postagens em um fórum de formação de tutores.Tutoring in Distance Education, language and communication : analysis of posts on a forum for tutor training.Artigo publicado em periodicohttps://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/433/428