Ferreira, Carla Mercês da Rocha JatobáLopes, Tatiane Felipe2018-01-192018-01-192017FERREIRA, C. M. da R. J.; LOPES, T. F. A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, p. 441-455, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19093>. Acesso em: 16 nov. 2017.1984-686Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9292O artigo analisa tópicos da educação inclusiva relativos a professoras e alunos. Para isto apresenta desafios presentes no interior de duas escolas públicas de uma cidade do interior mineiro destacando elementos discursivos, situações observadas e opiniões emitidas por professoras e alunos das respectivas escolas quanto à educação inclusiva. Estes dados se configuram como resultado de uma pesquisa desenvolvida com o apoio do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, no período 2011-2013. A pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados através de observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apresentados no artigo apontam desafios ligados ao desconforto e queixa pelo despreparo pedagógico para o exercício de uma educação inclusiva, por parte das professoras. O artigo ao abordar a educação inclusiva argumenta em favor de uma melhor compreensão do cotidiano escolar, quando este se apresenta permeado por situações que podem ser tratadas de maneira inclusiva. Em modo conclusivo, destaca a urgência de mudanças no olhar docente sobre aquelas crianças que demandam atenção diferencial, atentando-se para que “déficits” sejam minimizados e possibilidades educativas buscadas, como possível saída para o imobilismo que transparece nos pronunciamentos docentes.pt-BRabertoInclusão escolarProfessorasAlunosA escola e a educação inclusiva : professoras e alunos em cena.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Educação Especial permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Revista Educação Especial <https://diadorim.ibict.br/handle/1/205>. Acesso em: 21 fev. 2020.http://dx.doi.org/10.5902/1984686X19093