Santos, Erisvaldo Pereira dosMeira, Ludmila Costa2019-08-262019-08-262019MEIRA, Ludmila Costa. Relações étnico-raciais no âmbito das instituições municipais de educação infantil em Governador Valadares-MG. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11709Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O objetivo desta investigação foi identificar como pedagogas escolares que atuam especificamente na Educação Infantil do município de Governador Valadares-MG orientam as práticas educativas com foco nas relações étnico-raciais. Para isso, privilegiamos, nesse estudo, as contribuições teóricas de Cavalleiro (1998), Gomes (2007; 2005), Alcaraz (2018), Demarzo (2009), Oliveira (2004), Saraiva (2009) e de outros pesquisadores que contribuíram, por meio de suas produções, com uma proposta de educação antirracista desde a tenra infância. Nesse sentido, analisamos o perfil social e profissional das pedagogas da Educação Infantil municipal, a fundamentação teórica sobre as relações étnico-raciais que sustenta suas práticas educativas, quais conhecimentos possuem sobre a temática e também buscamos verificar a presença do tema nos documentos institucionais. A metodologia utilizada é caráter qualitativo, desenvolvida por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com pedagogas escolares que atuam em instituições municipais da cidade que atendem, especificamente, a Educação Infantil, e com a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação que era responsável pela formação continuada. Realizamos também a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições onde as pedagogas atuavam.A partir da análise dos dados, confirmou-se que, apesar da obrigatoriedade da implementação da Lei no. 10.639/2003, as ações com foco para as relações étnico-raciais são percebidas na prática apenas em eventos pontuais, o que configura que sua implementação não foi, de fato, efetivada.Deriva dessa situação a necessidade de promover a qualificação em esfera administrativa e pedagógica, no contexto das políticas públicas educacionais, para abrir espaço para a discussão da temática evidenciando a importância e a complexidade que ela abarca no âmbito do espaço escolar da Educação Infantil.pt-BRabertoRelações eticasRelações raciaisEducação infantilPrática pedagógicaRelações étnico-raciais no âmbito das instituições municipais de educação infantil em Governador Valadares-MG.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/08/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.