Orey, Daniel ClarkSilva, João Batista Nunes da2023-04-112023-04-112023SILVA, João Batista Nunes da. Trilhas etnomatemáticas e história : contribuições do conhecimento matemático africano para o desenvolvimento de uma ação pedagógica para a etnomodelagem. 2023. 302 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16471Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa foi realizada em sete pontos turísticos da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Para a condução empírica deste estudo houve a participação de 8 (oito) professores de Matemática, 1 (um) Diretor Cultural, 1 (um) Historiador, 1 (um) Guia Turístico de mina de ouro e 1 (um) Proprietário de mina de ouro, que propiciaram a discussão sobre a contribuições relacionadas com o saber/fazer matematico das pessoas africanas escravizadas que está relacionado com a condução das Trilhas Etnomatemáticas. O objetivo geral desse estudo é mostrar como a abordagem dialógica entre os conhecimentos matemáticos locais (êmicos) do Guia Turístico da mina de Ouro, do Diretor Cultural e do Proprietário de mina de ouro com respeito à cultura das pessoas africanas escravizadas e de seus descendentes, podem contribuir para um melhor entendimento dos conteúdos matemáticos escolares (éticos) pelos professores de Matemática durante a utilização da Ação Pedagógica da Etnomodelagem no desenvolvimento da Trilha Etnomatemática. Os objetivos específicos desse estudo estavam relacionados com: a) descrever as possíveis conexões entre os conhecimentos matemáticos escolares de professores durante a interação com os relatos culturais do Guia Turístico da mina de ouro, do Diretor Cultural e do Proprietário da mina de ouro, b) compreender como ocorreu o processo de construção das minas de ouro da cidade Ouro Preto pelas pessoas africanas escravizadas por meio das narrativas desses profissionais, c) relacionar a Matemática escolar com os conhecimentos matemáticos vivenciados nos espaços culturais das minas de ouro e d) verificar como o conhecimento local desenvolvido pelas pessoas africanas escravizadas pode ser utilizado na compreensão do conhecimento matemático escolar por meio da ação pedagógica da abordagem dialógica da Etnomodelagem. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: Como a interação dos professores de Matemática com os aspectos culturais dos saberes e fazeres matemáticos de pessoas africanas, que foram escravizadas, e com o guia turístico local, o diretor cultural e o proprietário de mina de ouro, podem contribuir para a compreensão dos conceitos matemáticos escolares por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem?. Na coleta de dados, dessa pesquisa qualitativa, foram utilizados 2 (dois) questionários, um inicial e outro final, 4 (quatro) entrevistas semiestruturadas, 2 (dois) grupos focais, 1 (um) bloco de atividades com 7 (sete) roteiros para a Trilha Etnomatemática e o registro documental do diário de campo do professor-pesquisador. Para a apresentação e análise dos dados e para a interpretação dos resultados obtidos nesta pesquisa foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da condução das codificações aberta e axial que possibilitaram, respectivamente a identificação dos códigos preliminares e das 4 (quatro) categorias conceituais. Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram que as Trilhas Etnomatemáticas propiciaram a aquisição de um conhecimento mais aprofundado dos professores participantes sobre as características históricas, sociais e culturais da cidade de Ouro Preto, bem como possibilitou uma interação entre os conhecimentos matemáticos escolares/acadêmicos com aqueles relacionados aos saberes/fazeres matemáticos de pessoas africanas escravizadas por meio do desenvolvimento de ações pedagógicas que relacionaram a Cultura, a perspectiva sociocrítica da Modelagem e a Etnomatemática em salas de aula com o desenvolvimento da abordagem dialógica da Etnomodelagem.pt-BRabertoMinas de ouroProfessores de matemáticaEtnomatemáticasTrilhas etnomatemáticas e história : contribuições do conhecimento matemático africano para o desenvolvimento de uma ação pedagógica para a etnomodelagem.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.