Patriota, Rainer CâmaraSilva, Márcio Oliveira Souza de2016-04-132016-04-132015SILVA, Márcio Oliveira Souza de. O realismo de Büchner em A morte de Danton: sobre a filosofia de Lukács e a origem do “irracionalismo” alemão. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6385Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.O objetivo central da dissertação é entender como Lukács pode vir a ter construído a perspectiva apresentada no ensaio O verdadeiro e o fascisticamente falsificado Georg Büchner. Determinado objetivo demanda que sejam demonstrados e explicitados aspectos categoriais e conceitos-chave do pensamento filosófico e estético de Lukács durante a década de 1930. Categorias centrais da ontologia marxiana, como ―trabalho‖, ―teleologia‖ e esfera da práxis (ação), surgem remodelando questões estéticas e o modus operandi com que Lukács compreende a topologia das formas literárias. A partir de então, a ―teoria do reflexo‖ e o caráter objetivo da atividade estética e literária tornam-se pivôs das análises e ensaios da década de 1930. O diagnóstico lukacsiano ainda demonstra como é na Revolução Francesa e nas suas repercussões que surgem o ―irracionalismo‖ e o combate ideológico à razão, plataformas que permitiriam o discurso falsificacionista vir à tona. Sendo Büchner um autor de visão de mundo realista, ele captura e figura de maneira dramática e trágica os bastidores desse processo na revolução.pt-BRabertoGyörgy LukásIrracionalismo - filosofiaBuchner, GeorgRealismoObjetividadeO realismo de Büchner em A morte de Danton : sobre a filosofia de Lukács e a origem do “irracionalismo” alemão.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/02/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.