Morais, Danilo Vasconcelos dePires, Nair Aparecida Rodrigues2023-05-292023-05-292022MORAIS, D. V. de; PIRES, N. A. R. Práticas educativas dos professores-monitores do Programa Escola Integrada. Quaestio, Sorocaba, v. 24, artigo e022027, 2022. Disponível em: <https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4083>. Acesso em: 01 mar. 2023.2177-5796http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16732Este artigo, oriundo de uma pesquisa de mestrado, objetiva compreender as práticas educativas dos professores-monitores do Programa Escola Integrada, refletindo sobre a profissionalidade desses sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, envolvendo dois professores-monitores de uma escola pública do munícipio de Belo Horizonte. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, entrevista semiestruturada, observação não participante e pesquisa documental. Evidencia-se que, a partir de suas práticas, os professores-monitores têm construído uma nova profissionalidade para atender às demandas impostas pelo PEI. Isto é, as atribuições destes sujeitos pressupõem uma construção de novos saberes e competências. Eles precisam desenvolver oficinas e atividades de acordo com o perfil da comunidade escolar e responsabilizar-se pelos estudantes durante o tempo de desenvolvimento das oficinas, aulas passeios, dos percursos realizados pelo bairro, durante as refeições e momentos de descanso.pt-BRabertoProfissionalidade docentePráticas educativas dos professores-monitores do Programa Escola Integrada.Educational practices of teachers-monitors of the Integrated School Program.Artigo publicado em periodicoConteúdo de acesso aberto, distribuído sob os termos da Licença Internacional da CreativeCommons – CC BY-NC-SA – Atribuição Não Comercial (https://br.creativecommons.org/licencas/) – Permite distribuição e reprodução, desde que atribuam os devido créditos à publicação, ao autor(es) e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4083