Perpétua, Elzira DivinaLeandro, Anita2017-04-042017-04-042014PERPÉTUA, E. D.; LEANDRO, A. Miguilim vai ao cinema. Caletroscópio, v. 2, n. 2, p. 9-21, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/caletroscopio/article/view/3570>. Acesso em: 04 abr. 2017.2318-4574http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7541Algumas observações a respeito da filmografia da obra de Guimarães Rosa nos levaram ao pressuposto de que a linguagem roseana contém uma potencialidade sonora e visual que estabelece proximidades entre escrita e cinema. Tal aproximação, antes de se configurar como um dado facilitador das adaptações, transforma-se num desafio para os cineastas, que procuram na imagem em movimento diferentes formas de atualizar o texto do escritor mineiro, fundando, assim, uma relação de memória com a escrita de Rosa. Apresentaremos as reflexões sobre o modo como o espaço sertanejo, os personagens infantis e os animais domésticos são retomados do texto e inseridos nos filmes Mutum, de Sandra Kogut, e Animaizinhos, de Anita Leandro e Elisa Almeida, as duas adaptações cinematográficas da novela Campo Geral.pt-BRabertoMemóriaGuimarães RosaMutumCampo geralMemoryMiguilim vai ao cinema.Miguilim go to the cinemaArtigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Caletroscópio estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Caletroscópio <http://caletroscopio.ufop.br/index.php/caletroscopio>. Acesso em: 21 out. 2019.