Gonçalves, Clézio RobertoRamos, Elaine da Fonseca2020-10-212020-10-212020RAMOS, Elaine da Fonseca. Produção textual no ensino médio: um estudo na escola pública. 269 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12861Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação investiga a prática de escrita de alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Mariana (MG). A pesquisa tem por objetivo geral: analisar a escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola pública marianense, com base no uso das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. E por objetivos específicos: (i) analisar as aulas de redação voltadas para o tipo dissertativo-argumentativo; (ii) verificar se as redações do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos atendem à proposta das Competências do ENEM; iii) compreender em que medida o ato da reescrita do texto contribui para melhorar a escrita. Os sujeitos desta pesquisa são alunos do 3º Ano do Ensino Médio, principalmente aqueles que irão realizar as Provas do ENEM e dois professores de Língua Portuguesa. Nosso objeto de estudo é a Redação Escolar do tipo dissertativo-argumentativo. A relevância da pesquisa justifica-se pelo fato de alunos concluintes do Ensino Médio, principalmente aqueles que forem realizar a Prova de Redação do ENEM, precisarem dominar as cinco competências que são critérios de avaliação nessa prova escrita. O estudo tem como base a Cartilha do Participante do ENEM (2019, p.16), que define o texto dissertativo-argumentativo como “aquele que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, a fim de influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias”. Para esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico foi feito, primeiramente, um estudo bibliográfico sobre o tema e o objeto em questão, tendo como suporte as instruções dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e do Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio. A investigação permitiu concluir que os alunos apresentam dificuldades com a escrita do texto dissertativo-argumentativo e não atendem satisfatoriamente às cinco competências.pt-BRabertoEnsino médioProsa escolarEscrita - estudantesExame Nacional do Ensino Médio - BrasilRaciocínioProdução textual no ensino médio : um estudo na escola pública.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.