Azevedo, Núbia Maria Silva deMartins, Nair Prata Moreira2022-08-112022-08-112019AZEVEDO, N. M. S. de; MARTINS, N. P. M. Bicampeão da fé: um estudo das estratégias de comunicação usadas pelo Sport Club Corinthians paulista na campanha fé alvinegra. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE), São Paulo, v. 4, n. 1, 81-97, jan./jun. 2019. Disponível em: <http://revistagestaodoesporte.com.br/mod/page/view.php?id=125>. Acesso em: 24 maio 2022.2448-3052http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15119Com o futebol transformado em negócio, os clubes precisam, cada vez mais, de receitas que fujam das tradicionais, como bilheteria e comercialização do passe de jogadores. Ademais, como são organizações que lidam com incertezas, alterando momentos positivos e negativos em curtos espaços de tempo, sujeitas a bom desempenho da equipe, tornou-se imprescindível a estas instituições, oferecerem condições para que suas marcas ofereçam aos torcedores uma experiência especial, evitando assim, a dependência das tradicionais fontes de renda e buscando manter o seu torcedor engajado mesmo nos momentos difíceis. Em paralelo, assiste-se ao surgimento de um torcedor consumidor que, mais do que pertencer à torcida, busca vivenciar o clube do coração de todas as formas possíveis. Assim, a demanda pelo Marketing Esportivo cresce a cada ano, tendo o futebol como protagonista. Tal atividade procura enxergar o consumidor como algo além do que o objetivo a ser buscado, oferecendo a ele uma oportunidade de participar ativamente, por meio de campanhas interativas de marketing, que atingem a esse consumidor de uma maneira rápida e efetiva, gerando resultados promissores. O presente artigo visa então, analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista na campanha Fé Alvinegra, realizada pelo clube e sua patrocinadora, Nike, em 2017. O clube paulista se tornou referência, conquistando prêmios com grandes campanhas de marketing, como a República Popular do Corinthians, em que o corinthiano podia tirar os documentos da república, como carteira de identidade e passaporte, além de ocupar cargos como o de Governador e Congressista. Campanhas deste tipo aproximam o torcedor, fazendo com que este se sinta parte importante da história da equipe. Metodologicamente o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, que consiste no levantamento teórico acerca dos assuntos abordados, e na análise de conteúdo, utilizada a fim de examinar as estratégias usadas pelo Corinthians na referida campanha. Desta forma, este estudo está estruturado em quatro tópicos, que abordam a transformação do futebol em negócio; as definições de marketing esportivo, marketing digital e comunicação integrada de marketing; um breve histórico do clube alvinegro, e a análise da campanha Fé Alvinegra. Conclui-se que, ao reforçar a identidade do corinthiano, retomando o simbólico momento da conquista de 1977 e exaltando o amor e a fidelidade do torcedor ao clube, além de tratar este sentimento como religião, com base na fé e na crença de que no fim tudo dará certo, a campanha desperta os sentimentos de emoção e pertencimento a algo único, o que estimula o consumo dos produtos.pt-BRrestritoMarketing esportivoSports marketingBicampeão da fé : um estudo das estratégias de comunicação usadas pelo Sport Club Corinthians paulista na campanha fé alvinegra.Double champion of faith : a study of communication strategies developed by Sport Club Corinthians paulista in the campaign fé alvinegra.Artigo publicado em periodicohttp://revistagestaodoesporte.com.br/mod/page/view.php?id=125