Cavalcante, Alex Beigui de Paiva2020-11-212020-11-212019CAVALCANTE, A. B. P. de. O plágio inventivo: reescritura, reencenação, remontagem, reteatralização e reperformatização. Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 111-128, jan./jun. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/47957>. Acesso em: 27 set. 2020.2177-8841http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12976Através do presente artigo, procuramos discutir a ideia de “plágio inventivo” no contexto da cena contemporânea. Para tanto, apresentamos de maneira sucinta um percurso dos elementos que conduziram ao espaço do plágio, suas contradições e diferenças em relação à cópia e a alguns conceitos afins como o de mímesis e o de simulacro. A partir da problemática entre a “originalidade” e a representação, analisamos algumas experimentações, enquanto campo metodológico de criação.pt-BRabertoExperimentação(Re)criação em sala de aulaO plágio inventivo : reescritura, reencenação, remontagem, reteatralização e reperformatização.The inventive plagiarism : rewriting, re-enectment, assembly, reteatralization end reperformation.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico MORINGA - Artes do Espetáculo estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: MORINGA - Artes do Espetáculo <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 out. 2019.https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n1.47957