Paschoalino, Jussara Bueno de QueirozCampos, Fernanda Araújo CoutinhoNeves, Inajara de Salles VianaFidalgo, Fernando Selmar Rocha2016-10-062016-10-062015PASCHOALINO, J. B. de Q. EaD entre os ditames legais e a realidade concreta. Revista Brasileira de Informática na Educação, V. 23, N. 1, 2015. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2411>. Acesso em: 14 out. 2019.1414-5685http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7040Este texto resulta da análise do curso de Especialização em Gestão Escolar, ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG a partir dos ditames legais para a efetivação da Educação a Distância. As reflexões se pautaram nas principais legislações sobre essa modalidade de ensino - Lei 9.394/1996; Decreto 5.622/2005; Decreto 5.773/2006; Portarias Normativas 1/2007 e 2/2007 (revogada); Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (2007) -, com o desígnio de compreender o desenvolvimento histórico da EaD no Brasil. Salientamos que, devido à inexistência de uma legislação com esse mesmo escopo para a pós-graduação, o documento que balisou este estudo foram os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, especialmente no que se refere ao aspecto dos recursos humanos. As orientações determinadas nesse documento possibilitaram a análise do curso em questão, que foi implementado no período de 2008 a 2010. As reflexões realizadas e subsidiadas pelo documento supracitado, assim como a realidade do referido curso, permitiram concluir que essa especialização atendeu aos itens requeridos, principalmente no que se refere às ações para a constituição da equipe de trabalho: professores, tutores e pessoal técnico-administrativo para a manutenção da qualidade de um curso ofertado a distância. O sucesso do curso, explicitado no percentual de quase 80% de aprovação dos gestores em formação, fizeram o diferencial no âmbito nacional, demonstrando uma simetria harmoniosa entre a legislação e a proposta do curso.pt-BRabertoDistance educationSpecialization in school managementEaD entre os ditames legais e a realidade concreta.Distance education between legal dictates and the concrete reality.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Brasileira de Informática na Educação estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2019.http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.13