Souza, Marcelo Freire Pereira deBorges, Aline Monteiro Xavier Homssi2017-06-212017-06-212017BORGES, Aline Monteiro Xavier Homssi. Personagens e universos narrativos em adaptações e narrativas transmídia: análise de A dança dos dragões e produtos derivados. 2017. 247 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8021Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.A tensão entre os conceitos de adaptação de um texto literário original e de narrativa transmídia é o foco desta pesquisa. A questão norteadora busca entender se tramas literárias são adaptadas para novas linguagens ou passam a ter sua narrativa expandida, em certas situações. Assim, levanta-se as características de uma narrativa, com base em Aristóteles (1973), Barthes (1972), Balogh (2002), Genette (1972), Todorov (2013, 2017), Liestøl (1997) e Volli (2007). A adaptação, com foco em obras literárias que são levadas para o cinema ou para a televisão, é vista a partir de conceitos de Bazin (1991), Field (2001) e Stam (2008). Por sua vez, a convergência midiática, observada a partir dos conceitos de Midiamorfose (FIDLER, 1998), Remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e Convergência (JENKINS, 2009) leva à ampliação de suportes e propicia que uma mesma história seja contada em diversos canais. O objeto de pesquisa é formado por produtos derivados de As crônicas de gelo e fogo, escritas por George R. R. Martin, a partir do quinto livro da saga, A dança dos dragões. São eles: a quinta temporada da série televisiva Game of Thrones e o jogo Game of Thrones – A Telltale Games Series. Os procedimentos metodológicos combinam três estratégias: a Análise Estrutural da Narrativa (TODOROV, 1972); a Análise Fílmica (VANOYE; GOLIOT-LÉTÉ, 2012) e a Análise de Jogos (MANOVICH, 2005). A Análise Estrutural da Narrativa aponta para a forma do texto, deixando de lado seu conteúdo, e para a maneira como esta forma se repete ao longo do relato, indicando a manutenção das estruturas narrativas. Já a Análise Fílmica leva em conta características do produto série de televisão, além do modo como histórias são condensadas ou expandidas ao serem levadas para esse formato. Por fim, a Análise de Jogos observa como os algoritmos dos videogames interferem na narrativa construída por usuários, quando há opções diferentes de caminhos a seguir, a partir de um cardápio oferecido ao jogador. A pesquisa cruza a estrutura narrativa dos três produtos analisados, apontando semelhanças e diferenças e buscando identificar, nessas últimas, quando são frutos de adaptação da trama original para o novo suporte e/ou quando fazem parte de estratégias de ampliação da história original.pt-BRabertoNarrativa - retórica - transmídiaEntretenimentoLiteraturaPersonagens e universos narrativos em adaptações e narrativas transmídia : análise de A dança dos dragões e produtos derivados.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.