Maia, Marta ReginaAndrade, Andriza Maria Teodolino de2017-06-262017-06-262017ANDRADE, Andriza Maria Teodolino de. Narrativas audiovisuais: cinema, memórias ancestrais e rituais entre os Tikmũ’ũn_Maxakali. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8072Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.Este trabalho tem como proposta refletir sobre o cinema indígena realizado pelo casal de cineastas e professores da Aldeia Verde, Sueli e Isael Maxakali. Eles trazem, em seus trabalhos, um pouco da materialização das memórias ancestrais da etnia, que se apresentam na atualidade por meio dos rituais praticados pelos membros da comunidade. O objetivo é refletir como o cinema se tornou um importante aliado dos povos originários do Brasil no registro de suas memórias, seus modos de vida e seus rituais (que são a temática recorrente nos filmes). Para tentar compreender os processos criativos dos cineastas, a coleta de dados foi realizada por meio de algumas técnicas da etnografia, como caderno de campo, entrevistas e observação direta. Nessa perspectiva, esta etnografia utilizou essas estratégias em conjunto com as narrativas fílmicas para realizar a análise. O trabalho se deu por meio das viagens de campo à Aldeia Verde, o que trouxe ao trabalho mais informações para além dos filmes: como esses rituais são praticados pelos Maxakali, o papel dos pajés para a realização dos filmes, a importância que a etnia dá a esses registros. A pesquisa, então, faz uma reflexão de como as narrativas que se apresentam nos filmes são construídas coletivamente, constituindo-se, assim, uma narrativa compartilhada entre os membros da comunidade, os cineastas e seus yãmiyxop. Portanto, trazem ao conhecimento público uma estética baseada em diversas linguagens artísticas, mesclando dança, pintura, cantos, linguagem corporal, desenhos etc. Visa, ainda, a refletir como os documentários de realizadores indígenas têm uma função política de busca pela visibilidade da causa indígena e, consequentemente, trazem a dimensão sensível de suas obras e sua realidade vista por seus próprios olhos.pt-BRabertoCinema - indígena - Tikmu'un_MaxakaliMemória no cinema - ancestraisÍndios da América do Sul - costume e rituaisCinema - narrativa - retóricaDocumentário - cinemaNarrativas audiovisuais : cinema, memórias ancestrais e rituais entre os Tikmũ’ũn_Maxakali.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.