Gomes Júnior, Aloísio de CastroBarbosa, Wendel Rodrigues2024-09-132024-09-132024BARBOSA, Wendel Rodrigues. Simulação computacional aplicada em uma operação de logística de comércio eletrônico: o caso do aumento de demanda em um centro de entregas de última milha. 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2024.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18656Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.Um centro de entrega, em uma operação de logística do e-commerce, é uma operação de separação de pacotes para entrega de última milha e exerce um papel muito importante no cumprimento dos prazos de entregas das compras via internet. Este trabalho objetiva avaliar o desempenho de um centro de entrega de uma empresa de grande porte no setor de logística de e-commerce, em um cenário de aumento de 75% da demanda ocasionado pela alteração do comportamento do consumidor na Black Friday de 2022, pós cenário da pandemia de COVID-19, e busca responder os questionamentos da liderança com relação a possíveis contratações de mão de obras, ajustes nos horários de início da operação ou alterações de infraestrutura. A simulação computacional foi utilizada como ferramenta de suporte a essa tomada de decisão complexa. Para tanto, foi desenvolvido um modelo computacional, utilizando o software Promodel, e a partir deste, foram simulados quatro cenários, que levaram em consideração a quantidade de operadores nas atividades, módulos de esteira de separação e horários de início do turno e chegada dos caminhões das origens, para cumprir o objetivo de liberar os veículos de última milha até o horário limite estabelecido previamente, de modo que o motorista consiga deixar o centro de entrega e realizar todas visitas em todos os pontos de sua rota. Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de contratação de 21 operadores, incremento 25% com relação ao quadro inicial, e aquisição de um módulo adicional de esteira. O estudo foi aplicado e obteve-se um cumprimento de 99,8% de aderência à liberação dos carros de última milha no horário planejado, comprovando a eficiência do modelo. Posteriormente, o modelo foi replicado internamente para outros centros de entrega, sendo utilizado não somente para planejamento de picos de demanda, assim como para ajustes operacionais e planejamento diário.ptabertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United StatesLogísticaVendas - promoção - black fridayComércio eletrônico - simulação - computadores - PromodelSimulação computacional aplicada em uma operação de logística de comércio eletrônico : o caso do aumento de demanda em um centro de entregas de última milha.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/08/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.