Brusadin, Leandro Benedini2015-01-202015-01-202012BRUSADIN, L. B. A educação e a interpretação do patrimônio cultural na atividade turística. Revista OLAM – Ciência e Tecnologia, Rio Claro, v. XII, n. 1-2, p. 88-116, jan./dez. 2012, Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/index>. Acesso em: 19 jan. 20151982-7784http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4291Nesse artigo discutimos teoricamente a educação e a interpretação do patrimônio cultural, respectivamente, como atividade libertadora e como ferramenta lúdica que podem atrelar duas premissas na práxis social: a reflexão histórica e o lazer nos atrativos culturais. Levamos em consideração que o crescente número de visitantes em museus leva muitos gestores culturais a promover o patrimônio como recurso de desenvolvimento turístico. Supomos que os próprios gestores culturais, a comunidade e os turistas estão entrelaçados em um jogo de representações sociais e econômicas do patrimônio cultural contemporâneo. Resta-nos analisar e propor formas de apropriação que seja mais conveniente para os sujeitos desse processo, turistas e comunidade, em relação ao seu objeto, o museu histórico, em uma perspectiva dialógica e sincrônica. Pretende-se indicar que, de acordo com os elementos educativos e interpretativos proporcionados por um bem cultural, pode-se medir a fruição de seus visitantes, ou seja, o processo educativo depende da maneira como a exposição é direcionada aos visitantes. Indicamos o turismo cultural como forma de educação patrimonial, desde que haja formas de interpretação do patrimônio que superem a superficialidade de uma visitação turística.pt-BRGestão culturalMuseu históricoTurismoPúblicoEducaçãoPatrimônio cultural - interpretaçãoA educação e a interpretação do patrimônio cultural na atividade turística.Artigo publicado em periodico