Gomes, Larissa LayaneGuimarães, Michele Hidemi UenoCruz, Luciana Hoffert Castro2023-08-182023-08-182022GOMES, L. L.; GUIMARÃES, M. H. U.; CRUZ, L. H. C. A formação continuada de professores em tempos da pandemia do COVID-19: contribuições da neurociência aplicada à educação. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 197-210, maio/ago. 2022. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/564>. Acesso em: 06 jul. 2023.2176-4360http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17257A necessidade de formação continuada de professores é uma questão emergente, apresenta- da como uma das metas a serem cumpridas pelo Plano Nacional de Educação vigente. O presente artigo apresenta o curso colaborativo denominado Multiplicadores, uma formação continuada de professores, que ocorreu durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do COVID-19. As aulas e discussões abordaram temas sobre Neurociência e Educação, Ensino e Aprendizagem no contexto da pandemia, com propósito de promover uma reflexão sobre a prática docente em regime de ensino remoto. Para coleta de dados, foram utilizados questionários; estes foram analisados segundo o método de Análise de Conteúdo proposto por Laurence Bardin. Os resultados demonstraram que, mesmo diante de todos os desafios da profissão docente, os professores participaram ativamente do curso, analisaram de forma crítica a sua atuação profissional e discutiram sobre a importância da valorização do trabalho.pt-BRabertoEnsino remoto durante a pandemiaA formação continuada de professores em tempos da pandemia do COVID-19 : contribuições da neurociência aplicada à educação.Artigo publicado em periodicoO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 12 maio 2022.https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.564