Sena, Viviane de Andrade SoaresSilva, Marcelo Donizete da2023-02-242023-02-242021SENA, V. de A. S.; SILVA, M. D. da. Território e cor da violência, racismo no Brasil e seus desdobramentos na escola: contribuição do pensamento de Paulo Freire sobre a educação emancipadora das questões étnico-raciais. Revista de Educação da Unina, v. 2, p. 60-77, 2021. Disponível em: <https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/71>. Acesso em: 06 jul. 2022.2675-9721http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16249Neste artigo procuramos discutir a violência escolar como eixo estrutural da exclusão das populações periféricas, em especial aquelas em que o índice de concentração da população negra é maior. Assim, tratamos da persistência do racismo no Brasil como um fator que contribui para que o problema violência seja recorrente na nossa sociedade, principalmente na escola. Para isso, primeiramente, apresentamos um estudo teórico-histórico de modo a contextualizar a relação existente entre as desigualdades raciais e as desigualdades escolares. Por conseguinte, abordamos sobre a discussão freireana como instrumento de luta contra as desigualdades. Neste trabalho reforçamos e ampliamos a discussão sobre essa problemática, tecendo, dentre outras, considerações acerca do papel da escola e da atuação docente. Portanto, nosso objeto de estudo é a violência decorrente do racismo e nosso objetivo é compreender os mecanismos de exclusão de crianças e jovens privados de direitos elementares previstos em uma “democracia”. A escola é para “todos”, mas a educação é ainda para poucos. Concluímos que o negacionismo quanto à realidade do negro representa um ponto primordial para o entendimento da violência que circunda a escola e s sua superação se coloca a partir de um ideal de emancipação.pt-BRabertoDemocracia racialEducação e emancipaçãoExclusão socialPopulação negraViolência escolarTerritório e cor da violência, racismo no Brasil e seus desdobramentos na escola : contribuição do pensamento de Paulo Freire sobre a educação emancipadora das questões étnico-raciais.Artigo publicado em periodicoA Revista de Educação da Faculdade Unina é uma revista de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e académica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet. Link: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0. Fonte: Revista de Educação da Faculdade Unina <https://revista.unina.edu.br/index.php/re/about>. Acesso em: 28 set. 2022.https://doi.org/10.51399/reunina.v2i3.71