Figueredo, Giacomo PatrocinioBatista, Rafaella Saioro Bezerra2022-01-272022-01-272021BATISTA, Rafaella Saioro Bezerra. A construção do discurso científico: os gêneros do discurso científico no português brasileiro. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14393Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa apresenta a construção da Ciência (BIGLAN, 1973; SWALES, 1993) no português brasileiro a partir do mapeamento e da modelagem de gêneros (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE, 2019). Embora se conheçam algumas características linguísticas do discurso científico do Brasil (NININ et al., 2015; CARNEIRO; OLIVEIRA, 2017), e se conheçam métodos de divisão de áreas da Ciência (BIGLAN, 1973; SWALES, 1993), ainda não se sabe o impacto das diferenças e semelhanças na utilização dos gêneros e as configurações linguísticas características de cada área. Portanto, este trabalho tem como objetivo mapear e modelar gêneros presentes nas áreas da Educação, da Geologia, da Linguística e da Matemática, a fim de observar como que o discurso científico (NININ et al., 2015; CARNEIRO; OLIVEIRA, 2017) se desenvolve nas áreas separadas com base nos parâmetros de Biglan (1973) e comparar as frequências dos gêneros e características linguísticas especificas de cada área. Para o mapeamento, foi compilado um corpus a partir da bibliografia básica de quatro disciplinas ofertadas pela Universidade Federal de Ouro Preto nos cursos de Pedagogia, Engenharia Geológica, Letras e Matemática, resultando num total de 13 textos. A compilação do corpus teve como base a metodologia de coleta apresentada em Parodi (2004). Os textos foram analisados manualmente e divididos em gêneros com base naqueles apresentados por Rose (2019). Após feito o mapeamento, contabilizou-se quais foram as áreas que apresentaram um maior número de textos, as quais foram a Educação e a Matemática. Escolheram-se, portanto, os gêneros mais frequentes em cada área para a modelagem, sendo eles, respectivamente, a DESCRIÇÃO e o PROCEDIMENTO. A modelagem foi feita por meio da análise dos sistemas das metafunções textual, interpessoal e ideacional do estrato LEXICOGRAMATICAL (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os textos foram analisados, por meio de uma planilha padrão para análises. Os resultados apontam padrões na ocorrência dos gêneros em todas as áreas, sendo as mais divergentes a área da Educação e da Matemática. Na modelagem, foi possível definir a estrutura genérica dos dois gêneros propostos, sendo o da DESCRIÇÃO: Orientação ^ Descrição, e do PROCEDIMENTO: Propósito ^ (Método).pt-BRabertoDiscursos acadêmicosGêneroIdentidade de gênero na educaçãoA construção do discurso científico : os gêneros do discurso científico no português brasileiro.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.