Oliveira, Maria Auxiliadora MonteiroNeves, Inajara de Salles VianaPaschoalino, Jussara Bueno de QueirozRodrigues, Solange2022-01-102022-01-102020OLIVEIRA, M. A. M. et al. O trabalho docente sob a ótica dos professores de uma instituição da rede federal de educação profissional científica e tecnológica. Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 3, jul./set. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/65069>. Acesso em: 25 agosto 2021.2175-795Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14313O escopo deste artigo é dar publicidade aos dados referentes à pesquisa do Observatório de Educação (OBEDUC) coletados em uma instituição vinculada à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais. Metodologicamente, iniciou-se com a elaboração de um estado do conhecimento sobre a formação/profissionalização e o trabalho docente que se estendeu por todo o período em que se desenvolveu o OBEDUC, ou seja, de 2010 a 2014. Após a aplicação do questionário, separaram-se os dados referentes ao trabalho docente, que foram cotejados com os aportes teóricos referentes ao tema. Dessa forma, este artigo se subdivide em três partes que, assim, se apresentam: a primeira consubstancia-se na concepção de trabalho, em que se privilegia a concepção crítico-dialética. Na segunda parte, são apresentados dados resultantes do OBEDUC atinentes a um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e, por fim, são tecidas algumas considerações finais em relação ao que foi pesquisado.pt-BRabertoPrática pedagógicaPedagogical practiceO trabalho docente sob a ótica dos professores de uma instituição da rede federal de educação profissional científica e tecnológica.The teaching work under the perspective of staff members of a federal professional scientific and technological educational network institution.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65069