Cruz, Ana Carla daCoura, Maria Isabel Martins da CostaSilva, Fábio Augusto Rodrigues eMoreira, Leandro Marcio2017-08-072017-08-072014CRUZ, A. C. da et al. Os jogos de bolinhas de gude como instrumentos para o ensino de física no ensino fundamental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, SBEnBio, v. 7, p. 344-355, 2014. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0857-1.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.1982-1867http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8451A atividade relatada neste trabalho ocorreu em turmas do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tomás Antônio Gonzaga da cidade de Ouro Preto – MG e consistiu na discussão de conceitos físicos inerentes a Movimento a partir de um jogo com bolinhas de gude que possibilitou aos estudantes relacionarem o conteúdo à prática. Essa atividade e seu potencial lúdico possibilitaram grande envolvimento com os temas discutidos e sugerem uma mudança nos métodos tradicionais de ensino de Física que muitas vezes estimulam a memorização mecânica de fórmulas matemáticas, causando aversão e a falta de interesse pela disciplina.pt-BRabertoBolinhas de gudeLudicidadeEnsino de físicaOs jogos de bolinhas de gude como instrumentos para o ensino de física no ensino fundamental.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Virus Reviews & Research <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jan. 2020.