Carvalho, Edson José deLuzzi, Felipe de Olivera2017-07-062017-07-062017LUZZI, Felipe de Oliveira. Óptica da fotografia: abordagem CTS sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa. 2017. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8185Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho aborda o ensino de óptica geométrica sob a perspectiva do ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da aprendizagem significativa de Ausubel, com foco na fotografia, possibilitando relações integradas aos outros conhecimentos adquiridos. Este trabalho pretende possibilitar a melhora da aplicação dos conhecimentos teóricos das aulas de Física em situações práticas, permitindo ao educando desenvolver competências cognitivas que podem favorecer e desenvolver habilidades. As habilidades são desenvolvidas para que propiciem a transposição desses conhecimentos para outras situações. Para esta abordagem foi elaborada uma Sequência Didática (SD) que foi aplicada, em um estudo preliminar, a alguns alunos do segundo ano do ensino técnico integrado ao médio de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. A SD trata a óptica geométrica sob a orientação dos organizadores prévios pertinentes ao tema, faz o uso de objetos de ensino (OE), e foi produzida com foco multimetodologia, possibilitando maior aplicabilidade do produto de ensino desenvolvido, por ter foco CTS mais profundo que o habitual o conhecimento científico foi subordinado. As atividades envolveram discussões sobre diversos conceitos físicos, com o objetivo de promover também a alfabetização científica dos envolvidos, culminando na construção de uma câmera de papel (“Pin Hole”), estando alinhadas com o Programa de Ensino da Escola e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Entre as possibilidades de continuidade do trabalho e utilização do produto destaca-se o uso de Objetos de Ensino (OE), permitindo várias adaptações na SD e a possibilidade de interação com outros conteúdos/disciplinas/áreas, devido à transversalidade do tema. Este trabalho também fomenta, junto aos usuários, possibilidades de aprofundamento e continuidade da pesquisa.pt-BRabertoFotografiaAbordagem ciência, tecnologia e sociedadeAprendizagem significativa de AusubelÓptica geométrica - estudos e ensinoÓptica da fotografia : abordagem CTS sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/07/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.