Silva, Viviane de PaulaMuniz, Kassandra da SilvaSilva Júnior, Elton José daNascimento, Amanda Santos2023-11-142023-11-142020SILVA, V. de P. et al. Baú de Ashanti: um jogo educacional para promoção da visibilidade da mulher negra e para a descolonização do saber. In: SILVA, C. B. R. da; OLIVEIRA, L. C. de; LEITE, P. da S. (orgs.). Culturas, alteridades e participações em IHC: navegando ondas em movimento. Curitiba: IBDSEX, 2020. v. 01, p. 74-86. Disponível em: <http://capaihc.dainf.ct.utfpr.edu.br/livro/Ebook_CAPA-CulturasAlteridadesEParticipacoesEmIHC_2020.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2023.978-65-991261-5-4http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17759Um dos entraves para a implantação das políticas curriculares para a educação da temática étnico-racial deve-se à dificuldade de acesso a textos e materiais didáticos adequados, visto que são usualmente centrados no branco e desclassificam a produção intelectual africana e afro-descendente. Neste contexto, apresenta-se o jogo digital educacional intitulado “O Baú de Ashanti”, que tem como público-alvo crianças com idade superior a oito anos, e propõe a promoção da descolonização do saber e alargamento da visibilidade negra a partir do estudo da biografia de algumas mulheres negras que se destacaram na construção da história do Brasil e do mundo. Os resultados obtidos mediante avaliação do primeiro protótipo jogável sugerem que o Baú de Ashanti pode ser considerado um objeto de aprendizagem capaz de favorecer a construção de referências positivas ao narrar as histórias dessas mulheres.pt-BRrestritoInterfaces de informação e apresentaçãoUso de computadores na educaçãoComputação e sociedadeBaú de Ashanti : um jogo educacional para promoção da visibilidade da mulher negra e para a descolonização do saber.Capitulo de livrohttp://capaihc.dainf.ct.utfpr.edu.br/livro/Ebook_CAPA-CulturasAlteridadesEParticipacoesEmIHC_2020.pdf