Martins, Amanda CristinaFrade, Iara Maria Soares de AssisTinti, Douglas da Silva2023-08-152023-08-152022MARTINS, A. C.; FRADE, I. M. S. de A.; TINTI, D. da S. O programa residência pedagógica e a mobilização do conhecimento didático-matemático : uma análise focalizando a idoneidade ecológica. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 385-421, 2022. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58196/41403>. Acesso em: 06 jul. 2023.1516-5388http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17157O presente artigo tem por objetivo analisar os critérios de idoneidade ecológica assumidos por residentes de matemática na elaboração de um plano de aula envolvendo a gamificação. Participaram do estudo seis residentes do subprojeto matemática do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Ouro Preto. Os participantes se inseriram em um minicurso sobre metodologias ativas que focalizou a gamificação e o trabalho em grupo. Os dados foram produzidos ao longo de três encontros formativos e contemplam as gravações e produções dos participantes. Após a transcrição dos encontros e organização das produções dos estudantes, organizou-se a análise em duas etapas. A primeira consiste na análise descritiva dos encontros e a segunda na análise do plano de aula, assumindo os indicadores da idoneidade ecológica como categorias analíticas. A análise revelou que se contemplou o nível alto para dois componentes da idoneidade ecológica (abertura à inovação didática e conexões intra e interdisciplinares), o nível médio para outros dois componentes (adaptação ao currículo e adaptação socioprofissional e cultural) e o nível baixo para um componente (educação e valores). Tal cenário possibilitou inferir que, em termos médios, a idoneidade ecológica presente no plano de aula elaborado pelos residentes se aproximou do nível médio. Nessa perspectiva teórica, os dados sinalizam a importância de o conhecimento didático-matemático ser assumido pelos formadores como uma ferramenta de avaliação, reflexão e tomada de decisão.pt-BRabertoFormação inicial de professores(as) de matemáticaGamificaçãoO programa residência pedagógica e a mobilização do conhecimento didático-matemático : uma análise focalizando a idoneidade ecológica.The pedagogical residency program and the mobilization of didactic-mathematical knowledge : an analysis focusing on ecological suitability.Artigo publicado em periodicoO periódico Educação Matemática Pesquisa permite distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2701>. Acesso em: 27 jun. 2023.http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p385-421