Cortes, Diego Pereira de OliveiraOrey, Daniel ClarkRosa, Milton2019-06-032019-06-032018CORTES, D. P. de O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula. Revista BoEM, v. 6, n. 10, p. 40-60, ago. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11716>. Acesso em: 19 mar. 2019.2357-724Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11380Esse artigo descreve um produto educacional, como um caderno de sugestões, para a elaboração de etnomodelos como uma ação pedagógica. O principal objetivo desse produto, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP, é trazer sugestões para a prática docente em sala de aula. Esse produto foi fundamentado em uma base teórica relacionada com a etnomatemática, a modelagem e a etnomodelagem, bem como na elaboração de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos. Desse modo, descrevemos a estrutura desse caderno de sugestões, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de sua divulgação e, também, algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares relacionadas com a elaboração dos etnomodelos que foram desenvolvidos para utilização da prática docente na ação pedagógica da etnomodelagem.pt-BRabertoCaderno de sugestõesEtnomodelagemSuggestions notebookEthnomodellingEtnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.Ethnomodels as a pedagogical action : an educational product with suggestions for teaching practices in the classrooms.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados pela Revista BOEM estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista BOEM <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019. .http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06102018040