Mendes, Paulo Henrique AguiarFreitas, Nathália Luiz de2014-02-032014-02-032013FREITAS, N. L. de. A interpretação de piadas por sujeitos com a doença de Alzheimer em estagio inicial : percursos sociocognitivos de construção (e resgate) do humor na língua. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2012.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3440As estruturas lingufsticas por si mesmas nêo portam significados, somente fomecem pistas para que seja traçado o percurso - sociocognitivo - rumo aos sentidos. A partir de suas experiências sociocomunicativas, o sujeito interpretante lança mao de mecanismes e estratégias mentais para ser capaz de reconstruir o que o sujeito comunicante tencionou expressar/comunicar. 0 indivfduo busca alcançar a relevência em um insumo corn o menor esforço e os maiores efeitos cognitives possfveis, o que, contudo, muitas vezes nao é atingido. 0 comprometimento cognitive figura como uma das causas patol6gicas responséveis pelas dificuldades para o alcance da relevancia na comunicaçBo. Pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer (DA), as quais têm os déficits cognitives como caracteristica fundamental, sofrem declfnios representatives quanto à capacidade para processar a linguagem. Sendo tai neurodegenerescência subdivida em três estégios, no primeiro os déficits pragméticos configuram a principal alteraçao lingurstica, de forma a poderem ser verificados em textos que exigem a formulaçâo de inferências para a sua interpretaçao, como o que ocorre nas piadas. Nessa perspectiva, e considerando a representatividade da DA para o contexto da saude publica, o presente estudo tem como objetivo investigar, a partir de uma perspectiva sociocognitiva, informada pela Teoria da Relevancia e pela Teoria da lntegraçâo Conceitual, os fatores lingursticos e sociocognitivos envolvidos na interpretaçBo de piadas por sujeitos diagnosticados corn a Doença de Alzheimer em estégio inicial. Para tanto, foram formados dois grupos: i) Grupo Clfnico - composto por sujeitos diagnosticados corn a DA em estâgio inicial; ii) Grupo Controle­ formado por indivfduos sem identificaçâo de alteraçOes cognitivas e cujas caracterfsticas etârias, sociais, escolares e de gênero sao compativeis às do grupo Clfnico. Em seguida, os participantes da pesquisa foram submetidos à testagem neuropsicol6gica cléssica, investigaçâo social e socioeconOmica, assim como à abordagem sociocognitiva, por meio do Protocole de Piadas. Verificou-se que, quando comparados, os sujeitos que compOem o grupo Clfnico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do grupo Controle, de forma que os individuos diagnosticados corn a DA foram capazes de reconstruir totalmente o percurso humoristico de apenas uma piada. Ademais, as tentativas interpretativas de tais sujeitos foram extremamente dependantes de pistas fomecidas durante os processos dial6gicos. Acredita-se que um dos impedimentos para a interpretaçêo das piadas pelos sujeitos corn DA seja o déficit na memôria de trabalho que dificulta a mobilizaçBo de espaços mentais durante a formulaçêo de suposiçOes.pt-BRPiadasDoença de AlzheimerHumorA interpretação de piadas por sujeitos com a doença de Alzheimer em estagio inicial : percursos sociocognitivos de construção (e resgate) do humor na língua.DissertacaoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições. Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98 autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP, a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.