Nogueira, Marlice de Oliveira e2016-08-222016-08-222015NOGUEIRA, M. O. e. Bom aluno, bom filho: a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 20, p. 67-79, 2015. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2736>. Acesso em: 07 ago. 2016.2318-0870http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6923O estudo apresentado faz parte de um conjunto de pesquisas realizadas desde 2008 acerca dos efeitos de um ser professor nas dinâmicas familiares e nas trajetórias escolares dos filhos. Este texto aborda os processos de construção de si vivenciados por filhos de pais e mães que exercem a docência como profissão, num universo de 40 famílias investigadas por meio de metodologia qualitativa. Os resultados mostram que os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas essa mobilização e os seus impactos na formação dos filhos não se dão de modo homogêneo nas diferentes famílias. A origem social, as condições de existência, as experiências docentes e as diferentes dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam sua relação com a vida escolar dos filhos, assim como produzem efeitos diferentes na vida das crianças, que vivenciam uma tensão constante entre a construção de si e a busca do sucesso escolar.pt-BRabertoÊxito escolarPais professoresPráticas educativasTeacher parentsEducational practicesBom aluno, bom filho : a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores.Good student, good son : tension between the construction of self and school success in families of teacher- -parents.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista de Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista de Educação <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 10 out 2019.https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2736