Ferreira, Rodrigo FinaLima, Rosa Malena Fernandes2017-11-292017-11-292016FERREIRA, R. F.; LIMA, R. M. F. Evolução do espectro de liberação na moagem de itabiritos em diferentes tamanhos e a resposta na flotação. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v. 13, p. 302-309, 2016. Disponível em: <https://tecnologiammm.com.br/doi/10.4322/2176-1523.1041>. Acesso em: 25 ago. 2017.2176-1523http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9193O presente trabalho apresenta um estudo de liberação mineral em duas amostras de itabiritos do Quadrilátero Ferrífero, itabirito compacto (IC) e itabirito friável (IF), tendo sido obtidos os espectros de liberação do quartzo para ambas através de análises em QEMSCAN após diversos graus de cominuição, a fim de comparar as características e avaliar a evolução do grau de liberação do quartzo com a fragmentação para definição da malha de moagem. Para tal, partículas com participação de quartzo superior a 90% foram consideradas como livres. Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre os itabiritos no âmbito da liberação. O IF, com elevada porosidade e maior tamanho dos cristais, apresenta tendência de liberação satisfatória em malhas granulométricas mais grossas (P95 em 0,210 mm). O IC apresenta textura e associações complexas, com baixa porosidade e cristais menores, com tendência de liberação em malhas mais finas (P95 em 0,045 mm). Ensaios de flotação em laboratório confirmaram as malhas de moagem definidas pelo estudo mineralógico, tendo-se obtido concentrados com qualidade adequada (teor de SiO2 inferior a 1,0%) a partir dos minérios moídos nos tamanhos supracitados.pt-BRabertoItabiritosQuadrilátero FerríferoLiberação mineralEvolução do espectro de liberação na moagem de itabiritos em diferentes tamanhos e a resposta na flotação.Artigo publicado em periodicoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo periódico Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração em 22/11/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.http://dx.doi.org/10.4322/2176-1523.1041