Fonseca, Marcus Vinícius2015-03-312015-03-312010FONSECA, M. V. Perfil dos domicílios e grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais do século XIX. Revista Brasileira de História da Educação, v. 23, p. 13-40, 2010. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38529>. Acesso em: 26 mar. 2015.2238-0094http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4814Este trabalho foi construído a partir da aproximação entre a história da educação e os estudos demográficos sobre Minas Gerais, principalmente aqueles que tratam das questões relativas às famílias. Utilizamos como material de pesquisa um conjunto de listas nominativas de habitantes que constitui uma documentação censitária, proveniente de algumas tentativas de contagem da população mineira, nos anos de 1830. Essa documentação foi utilizada como principal elemento para a construção de uma classificação dos domicílios que possuíam crianças nas escolas de instrução elementar, permitindo a descrição dessas unidades de moradia com base em aspectos como posse de escravos, ocupação dos chefes de domicílio e composição dos grupos familiares. Procuramos também destacar o comportamento de segmentos mais específicos da população que estavam ligados às escolas. Entre eles, destacam-se os grupos compostos pelos negros livres e pelas mulheres que ocupavam a chefia de seus domicílios.pt-BRHistória da educaçãoMinas GeraisDemografiaFamília-escolaPerfil dos domicílios e grupos familiares com crianças nas escolas de Minas Gerais do século XIX.Profile of householders and family groups with children in the schools of Minas Gerais in the 19th century.Artigo publicado em periodicoA Revista Brasileira de História da Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o armazenamento da versão pós-print. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/313>. Acesso em: 19 mar. 2015.