Sodré, Aline Amanda Sousa LopesViana, Marger da Conceição VenturaTorisu, Edmilson Minoru2022-02-242022-02-242020SODRÉ, A. A. S. L.; VIANA, M. da C. V.; TORISU, E. M. Como ajudar Laura a comprar um carro: uma sequência didática para a educação financeira de alunos do Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, 2020. Disponível em: <https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/308>. Acesso em: 25 ago. 2021.2526-9062http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14568Educar-se financeiramente parece ser necessidade premente de muitas pessoas ao redor do mundo a fim de resolver problemas relacionados ao mau uso do dinheiro. Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Mestrado em Educação Matemática, de cunho qualitativo, cujo objetivo foi desvelar contribuições de uma sequência didática para a Educação Financeira de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Assim, os dados foram coletados por meio do registro dessas atividades, de gravações em áudio e do questionário. As análises mostraram que essa sequência didática, da forma como foi organizada, permitiu que os alunos tivessem, entre outros ganhos, introdução ao universo do dinheiro para tomar posições sobre questões financeiras, e autonomia para tomar decisões e posições críticas sobre questões financeiras da vida pessoal, familiar e social.pt-BRabertoEducação matemáticaMathematics educationComo ajudar Laura a comprar um carro : uma sequência didática para a educação financeira de alunos do Ensino Médio.How to help Laura buy a car : a didactic sequence for the financial education of students of High School.Artigo publicado em periodicoEsta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id308