Diniz, MargarethGuil, Ana2022-04-012022-04-012020DINIZ, M.; GUIL, A. Preâmbulo aos temas gênero e sexualidade na formação docente. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 13-26, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/355>. Acesso em: 25 ago. 2021.2176-43602176-4360http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14816O que este dossiê sobre gênero e formação docente visa é recolocar em discussão no campo da formação docente uma categoria que tem sido invisibilizada, subsumida, pouco tratada no campo da educação, especialmente na formação docente, por meio de artigos que problematizem a categoria gênero e sexualidade na educação e na formação, trazendo à tona a categoria, interrogando sua pregnância binarista nos discursos e na atuação de professoras e professores ao perpetuar premissas de ensino e aprendizagem que poderão, por um lado, estar comprometidos com o discurso de ódio, da escola sem partido1, ou, por outro, rumo à defesa da pluralidade de gêneros, dos direitos à diferença e à diversidade e suas performances, sem que sofram rechaço e segregação de seus corpos.pt-BRabertoPreâmbulo aos temas gênero e sexualidade na formação docente.Preamble to the themes of gender and sexuality in teacher education.Artigo publicado em periodicoO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.355