Valente, Wagner Rodrigues2015-03-122015-03-122013VALENTE, W. R. O lugar da matemática escolar na licenciatura em matemática. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 939-953, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bolema/v27n47/12.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2015.1980-4415http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4600Considerando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática.pt-BRFormação de professores de matemáticaMatemática escolarHistória da matemáticaResolução de problemasO lugar da matemática escolar na licenciatura em matemática.School mathematics in mathematics teacher education programs.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012