Souza, Flávio Marcelo Gabriel dePaulo, Jacks Richard de2019-06-282019-06-282018SOUZA, F. M. G. de; PAULO, J. R. de. Gamificação na educação: aproximações, estratégias e potencialidades. Espacio, Caracas, v. 39, p. 11-11, 2018. Disponível em: <http://www.revistaespacios.com/a18v39n40/a18v39n40p11.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.0798-1015http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11601Este artigo tem o intuito de compreender como a gamificação tem sido pensada como ferramenta didático-pedagógica sob a perspectiva dos Pedagogos. Para tal, participaram por meio do método netnográfico, profesores que atuam na Educação Básica de quatro instituições de ensino, localizadas em dois estados do Brasil. Os resultados demonstram que a gamificação tanto pode potencializar as práticas pedagógicas quanto contribuir para um aprendizado em que Imigrantes e Nativos digitais se aproximem pela cibercultura.pt-BRrestritoPráticas pedagógicasPedagogical practicesGamificação na educação : aproximações, estratégias e potencialidades.Gamification in education : approaches, strategies and potentials.Artigo publicado em periodicohttps://www.revistaespacios.com/a18v39n40/18394011.html