Mendes, Soélis Teixeira do PradoAlvim, Luana Veloso Tolentino2019-06-172019-06-172018MENDES, S. T. do P.; ALVIM, L. V. T. O tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG. Caletroscópio, v. 6, n. especial, p. 101-112, 2018. Disponível em: <http://www.caletroscopio.ufop.br/index.php/caletroscopio/article/view/415>. Acesso em: 19 mar. 2019.2318-4574http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11548O presente artigo pretende expor os resultados parciais da pesquisa vinculada ao projeto Ensino de Língua Portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e seus distritos, bem como analisar o tratamento dado à variação linguística em aulas de língua materna no ensino básico. A análise se fundamenta, principalmente, no que dizem os documentos oficiais e em aportes teórico-metodológicos relacionados à pedagogia da variação linguística. Os resultados apresentados referem-se à observação realizada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada, e mostraram que o material estudado não aborda a variação linguística em qualquer nível, seja semântico, lexical, fonológico ou morfossintático, apresentando algumas limitações.pt-BRabertoEnsino de língua maternaMaterial didáticoDocumentos oficiaisO tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG.Treatment given to linguistic variation in mother language classes in schools in Mariana/MG.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Caletroscópio estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Caletroscópio <http://www.ichs2.ufop.br/caletroscopio/revista/index.php/caletroscopio>. Acesso em: 09 fev. 2017.