Pinto, Rafael Lucas MachadoHorta Gutiérrez, Juan CarlosMenezes, Rodrigo Cardoso deCampos Rubio, Juan CarlosFaria, Paulo Eustáquio de2022-02-172022-02-172020PINTO, R. L. M. et al. Análise comparativa do efeito térmico e do desgaste sofrido por um material de fricção de freio a disco submetido a ensaios em bancada Krauss com variações de potência motora e condições operacionais. Materia, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, 2020. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rm/article/view/38316>. Acesso em: 12 set. 2021.1517-7076http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14528Estudo que visa à análise comparativa dos efeitos térmicos e do desgaste sofridos pelo par tribológico de um sistema de freio durante ensaios realizados variando a potência motora de um banco de ensaio de freios. Como é conhecido, o mecanismo de freio é empregado para controlar a velocidade convertendo energia cinética e/ou energia potencial em energia térmica. Neste estudo, objetivou-se analisar os parâmetros de operação de um sistema de freio a disco para motocicletas utilizando-se um banco de ensaios baseado no procedimento Krauss, descrito pela norma ABNT NBR 6143/1995. Os ensaios experimentais foram conduzidos em duas etapas. Na primeira, o banco de ensaios foi equipado com um motor de 3cv de potência motora e utilizou-se um planejamento fatorial 2³, em que os três fatores de controle considerados foram alterados deliberadamente em dois níveis cada. Para avaliar o desempenho do sistema de freio durante o processo de frenagem, analisaram-se três variáveis de resposta simultaneamente: temperatura final, coeficiente de atrito e desgaste das pastilhas de freio. Na segunda etapa, a potência motora foi aumentada para 10cv; analisou-se o efeito dos fatores pressão de contato e velocidade de escorregamento, que foram alterados em quatro níveis cada. Aqui foi analisada a variável de resposta desgaste das pastilhas de freio. Como resultado da análise comparativa realizada, foi possível constatar que os ensaios da segunda etapa mostraram um maior desgaste e aquecimento do material de atrito do mecanismo de freio estudado, o que promoveu redução do coeficiente de atrito em função do aumento da temperatura, especialmente acima de 300°C, fenômeno este conhecido na literatura como efeito fade de frenagem.pt-BRabertoSistema de freiosAtritoFadeSystem of brakesAnálise comparativa do efeito térmico e do desgaste sofrido por um material de fricção de freio a disco submetido a ensaios em bancada Krauss com variações de potência motora e condições operacionais.Comparative analysis of the thermal effect and wear suffered by a disc brake friction material subjected to Krauss bench tests with engine power variations and operating conditions.Artigo publicado em periodicoThis is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/S1517-707620200003.1109