Suzuki, Graziela da SilvaBurkowski, RodrigoMesquita, José Marcos Carvalho2016-08-192016-08-192015SUZIKI, G. da S.; BURKOWSKI, R.; MESQUITA, J. M. C. Eventos gastronômicos e estratégias de marketing: o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG. Rosa dos Ventos, v. 7, p. 242-256, 2015. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2810>. Acesso em: 07 ago. 2016.2178-9061http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6904Os eventos são considerados como estratégias de comunicação no composto de marketing. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo identificar o Retorno Sobre Investimento (ROI) da participação no festival gastronômico “Comida di Buteco”. Para tanto, utilizam-se teorias do marketing de relacionamento, da comunicação, da retenção e uma adaptação das categorias propostas pela metodologia Phillips ROI. Foram realizadas 12 entrevistas com os gestores e proprietários de bares participantes do festival. A técnica de análise dos dados foi a do discurso do sujeito coletivo (DSC).pt-BRabertoGastronomiaEvento gastronômicoMarketing de relacionamentoFood festivalGastronomyEventos gastronômicos e estratégias de marketing : o festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG.Gastronomic events and marketing strategies : the festival ‘Comida Di Buteco.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Rosa dos Ventos estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Rosa dos Ventos <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 out. 2019.