Baeta, Odemir VieiraSchultz, Jaqueline Pinheiro2019-05-242019-05-242018SCHULTZ, Jaqueline Pinheiro. Internacionalização da educação superior no Brasil: a mobilidade estudantil em uma Universidade Federal mineira. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional-PROFIAP/UFV) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11345A internacionalização da educação superior é uma realidade e uma tendência mundial, intensificada pela globalização. Entretanto, os níveis de internacionalização e os objetivos almejados com esse processo variam de acordo com as instituições e seus países de origem. Uma das principais atividades relacionadas à cooperação acadêmica internacional é a mobilidade de estudantes, a qual já existe desde antes da Idade Média, mas se intensificou nos últimos anos. No Brasil, o tema internacionalização das universidades tornou-se definitivamente uma pauta importante com o Programa Ciência sem Fronteiras, aumentando a visibilidade do país no exterior. Dessa forma, as parcerias bilaterais já existentes se intensificaram e se ampliaram, fazendo com que as instituições buscassem alternativas para se adaptarem a essa nova realidade. Considerando que a mobilidade de alunos de graduação se mantém principalmente por meio dos acordos bilaterais, independentemente da existência de programas governamentais temporários, entende-se que estudar o processo de mobilidade acadêmica internacional de uma instituição é importante para conhecer sua política de internacionalização e melhorar suas estratégias, o que foi feito neste trabalho tendo-se como referência a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para isso, este estudo apresenta como pergunta de pesquisa: como institucionalizar e consolidar a política de internacionalização da UFOP no que tange à mobilidade estudantil de graduação? A partir da percepção dos alunos que participaram do programa de mobilidade internacional na UFOP, foi feita uma análise da política de internacionalização da UFOP quanto à mobilidade de estudantes de graduação referente ao período de 2014 a 2017. Por meio da análise de conteúdo dos dados coletados, utilizando-se das teorias relativas à internacionalização da educação superior e da teoria institucional, em sua perspectiva sociológica, foram identificadas potencialidades e fragilidades da política de internacionalização da UFOP no que se refere à mobilidade estudantil de graduação e ações para intensificar a institucionalização desta política na instituição foram propostas.pt-BRabertoInternacionalização da educação superiorMobilidade estudantilUniversidade Federal de Ouro PretoInternacionalização da educação superior no Brasil: a mobilidade estudantil em uma Universidade Federal mineiraDissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 24/05/2019, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.