Araújo, Regina Magna Bonifácio deSilva, Marcelo Donizete daSilva, Marilene do Carmo2020-09-172020-09-172019ARAÚJO, R. M. B. do; SILVA, M. D. da; SILVA, M. do C. A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes. Revista @mbienteeducação, v. 12, n. 3, p. 17-38, dez. 2019. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/758>. Acesso em: 03 jul. 2020.1982-8632http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12745O presente estudo investiga a concepção e os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica na Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, em sua formação continuada, com foco na compreensão e nas implicações que a mesma pode trazer para a prática desses profissionais. Considerada como essencial nas discussões sobre o desenvolvimento profissional docente, a formação continuada dos educadores é um direito e um dever previsto pela Lei nº 9393, de 1996. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa realizamos, além de análise bibliográfica e documental, a aplicação de um questionário aos professores que atuam na rede pública do ensino básico, nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Os resultados apontaram uma frágil concepção de formação continuada por parte dos educadores envolvidos na investigação e a ausência de ações institucionais que garantam um trabalho mais coerente, crítico e coletivo. Evidenciamos a necessidade de aprofundamento das políticas que versam sobre a formação como condição sine qua non para a transformação da escola, da realidade docente e, acima de tudo, da educação como questão emancipadora das desigualdades sociais.pt-BRabertoFormação docentePrática profissionalA formação continuada de professores da educação básica : concepções e desafios na perspectiva dos docentes.Continuing formation of basic education teachers : conceptions and challenges from the perspective of teachers.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista @mbienteeducação permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1597>. Acesso em: 17 set. 2020.https://doi.org/10.26843/ae19828632v12n32019p17a38