Rosendo, Letícia dos SantosMeireles, Adriana LúciaCardoso, Clareci SilvaBandeira, Marina de BittencourtPaula, Waléria deBarroso, Sabrina Martins2023-10-202023-10-202022ROSENDO, L. dos S. et al. Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, artigo e242788, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/VvjrfjGQvhssGWFT7gXCFMy/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 ago. 2023.1982-3703http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17639A falta de recursos para lidar com situações desafiadoras pode dificultar o ajuste do estudante à universidade e aumentar o risco de fracasso acadêmico. Pensando nisso, o objetivo deste estudo foi verificar se há relação entre o perfil, os hábitos de vida, as vivências acadêmicas e a resiliência de graduandos das áreas da saúde e Psicologia. Trata-se de um estudo transversal e inferencial. Participaram 361 graduandos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia, matriculados em três instituições federais de Ensino Superior do interior de Minas Gerais. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e de hábitos de vida, a Escala de Resiliência e o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida –, respondidos de forma on-line pelos universitários, bem como análises descritivas e correlacionais. Os resultados mostraram resiliência média para a maioria dos universitários e boa adaptação ao contexto universitário, além de relações entre a resiliência e o período cursado, estar em psicoterapia, avaliar positivamente a própria saúde e todas as dimensões das vivências acadêmicas. Conclui-se que a resiliência é uma capacidade importante para enfrentar as demandas da graduação e que é possível desenvolvê-la, especialmente durante o começo da graduação e com a adoção de intervenções focadas no autoconhecimento, na autoeficácia e em boas estratégias de enfrentamento. Desenvolver a resiliência nos estudantes pode colaborar para a promoção da saúde desta população e a redução da evasão no Ensino Superior.pt-BRabertoAdaptaçãoAjustamentoStudentsUniversity educationSalud mentalRelação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.Relationship between profile, habits, academic experiences and resilience of university students.Artigo publicado em periodicoThis is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/1982-3703003242788