Paulo, Jacks Richard deAraújo, Stela Maris Mendes SiqueiraFerreira, Wellington Rodrigo2024-03-152024-03-152020PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S. M. M. S.; FERREIRA, W. R. . Saberes e práticas: dialogando sobre representações no ensino da geografia. In: NEVES, C. S. B. (Org.). Interconexões: saberes e práticas da geografia. 1 ed. Ponta Grossa: Atena, 2020, v. 1, p. 22-32. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/interconexoes-saberes-e-praticas-da-geografia>. Acesso em: 4 dez. 2023.978-65-5706-182-4http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18122A formação inicial de professores constitui um momento singular para que o futuro docente possa experienciar momentos que potencialize a articulação entre teoria e prática e que corroborem para o processo tanto de ensino quanto de aprendizagem. No entanto, durante as aulas na graduação, os futuros professores demonstraram certo desconforto para abordarem o espaço geográfico a partir de ilustrações do livro didático. Neste sentido, esta investigação analisa as contribuições da experiência vivenciada durante a disciplina de Geografia ofertada para o curso de Pedagogia de uma Instituição Pública, localizada no estado de Minas Gerais. Para tal, os futuros professores procederam a construção de representações do espaço geográfico por meio de massinha de modelar. Os dados dessa investigação vislumbraram que para os futuros educadores tais representações contribuíram tanto para estimular a problematização quanto para promoverem a leitura crítica do espaço geográfico.pt-BRabertoEnsino e aprendizagemFormação de professoresGeografiaSaberes e práticas : dialogando sobre representações no ensino da geografia.Capitulo de livroTodo o conteúdo deste livro está sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: PDF do livro.https://doi.org/10.22533/at.ed.824201307