Jorge, Gláucia Maria dos SantosAntonini, Elizabeth2017-01-272017-01-272011JORGE, G. M. dos S.; ANTONINI, E. Articulações e tensões na configuração da tutoria em cursos de EAD : o caso do curso de pedagogia do CEAD/UFOP. Vertentes, São João del Rei, v. 19, p. 129-140, 2011. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/v.%2019%20n.%201/Glaucia_e_Elizabeth.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7159O objetivo deste artigo é relatar a experiência da configuração da tutoria do curso de Pedagogia do CEAD/UFOP, contextualizado no Sistema Universidade Aberta do Brasil. As políticas públicas que balizaram a implantação da EaD no CEAD/UFOP e a transição de um trabalho baseado em materiais impressos para outro que envolvia tecnologias fomentaram discussões sobre a organização da tutoria, a precarização do trabalho do tutor e a necessidade de debates sobre a institucionalização da profissão “tutor”. Atentamos para o fato de que a possibilidade de organização da tutoria está relacionada às políticas públicas e ao projeto pedagógico do curso. Portanto, o trabalho colaborativo de professores e tutores agrega qualidade ao processo educativo.pt-BRabertoEducação a distânciaTutoriaTrabalho colaborativoDistance educationTutoringArticulações e tensões na configuração da tutoria em cursos de EAD : o caso do curso de pedagogia do CEAD/UFOP.Interrelations and tensions in the constituition of tutoring in distance education courses : the case of the pedagogy course at CEAD/UFOP.Artigo publicado em periodicohttp://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/v.%2019%20n.%201/Glaucia_e_Elizabeth.pdf